Image
n7
Festa de Natal e Fim-do-ano
Dezembro - Janeiro

É com a inauguração das iluminações decorativas nas ruas da baixa citadina do Funchal, durante o mês de dezembro, que se inicia o programa das Festas de Natal e de Fim-de-Ano. As comemorações integram um rico e extenso programa de manifestações culturais, religiosas, etnográficas e artísticas, que abrangem todo o mês de dezembro. O ponto alto é o famoso espetáculo de fogo-de-artifício que foi reconhecido oficialmente pelo livro de recordes do Guinness em 2006, como o maior espetáculo pirotécnico do mundo. Estas festividades terminam com a celebração do Dia de Reis, no início de janeiro.

As Missas do Parto

É uma tradição bem madeirense. Por toda a ilha realizam-se missas alusivas ao Natal que começam bem cedo, pelas 6 horas da manhã, e terminam em ambiente de festa, à saída da missa, com cantares, comes e bebes.

Dia 23 de dezembro

Neste dia realiza-se “A Noite do Mercado”, dia em os madeirenses efetuam as últimas compras de Natal e é nesta azáfama que melhor se sente o espírito da "Festa", designação conferida pelo povo madeirense ao Natal. Os habitantes deslocam-se até ao Mercado dos Lavradores, onde as ruas circundantes, que se encontram encerradas ao trânsito, são ocupadas por diversos postos de venda (tascas e barracas) abertos durante toda a noite.

Dia de Reis – janeiro

Na noite de 5 para 6 de janeiro cantam-se os Reis em casa dos vizinhos, e um pouco por toda a parte. É neste espirito de viver a tradição popular dos cantares tradicionais madeirenses que se festejam os reis, como que se fazia antigamente, porta à porta, em diversas localidades da Região. No centro da cidade o musical "Cantar os Reis", marca assim o encerramento das festividades de Fim de Ano.

Copyright © 2016 - Associação de Promoção da Madeira

Image

·

·